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segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TEXTO 23 - Apostila do Jogo de Xadrez (Apostila Prática).

Apostila Prática.
Jogo de Xadrez.


Clube de Xadrez
Santo Antonio de Jesus - Bahia.

Organizadores:
Mário Câmara
Djalma Villa Gois
Julimar Ferreira Barreto

O Xadrez é Também um esporte.
1. Introdução
O Xadrez é um jogo (também considerado arte e esporte) que possibilita o desenvolvimento de inúmeras habilidades, podendo se destacar o raciocínio e a lógica; a concentração; a memória; a perseverança; a disciplina; o poder de decisão; a criatividade; o planejamento e a estratégia.
Além disso o xadrez oferece uma ótima e sadia opção de diversão aos jovens, afastando-os do perigo que as drogas representam e melhorando em até 20% o rendimento escolar em todas as matérias.
Por todos os motivos, o Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus elaborou esta apostila no intuito de fornecer um instrumento para auxiliar na aprendizagem de todos aqueles que almejam fazer parte desse seletivo grupo.
Aqui você encontrará informações sobre a história do xadrez , curiosidades, princípios do xadrez, as regras básicas e exemplos de partidas de enxadristas renomeados.
2. Histórico do Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus
O Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, associação civil cultural, fundado em 13 de abril de 2002, após reuniões dos aficionados pela nobre arte, tem por objetivo divulgar e incentivar o esporte não só em Stº Antônio de Jesus como em toda a região. Durante este período o Clube já ministrou palestras sobre o assunto em escolas e realizou diversos torneios a nível regional e local. No dia primeiro de setembro de dois mil e seis foi concretizado um antigo sonho dos enxadristas de Santo Antonio de Jesus, quando adquirimos uma sede para melhor desenvolvimento de trabalho e divulgação da nobre arte/esporte, que funciona no Shopping Vila Inglesa, sala 103, Centro, nessa cidade, local este onde também são ministradas aulas para iniciantes. Os presidentes do Clube foram respectivamente o Sr. Hélio Valadão, Prof. Adelmo Pinheiro e o Prof. Benício Matos. Atualmente fazem parte da Diretoria do Clube os seguintes enxadristas: Prof. Djalma Villa Gois (Presidente), Julimar Ferreira Barreto ( Vice-Presidente), Hélio Lima (Secretário) e Mário Câmara (Tesoureiro).
3. História do Xadrez
O xadrez como o conhecemos hoje, passou por inúmeras transformações e quanto à sua origem, os historiadores não conseguem chegar a um consenso.
Existem indícios de possíveis ancestrais do xadrez moderno, por exemplo, foram encontradas pinturas em câmaras mortuárias egípcias, de duas pessoas sentadas à mesa com peças em relevo. Na Índia, existe um jogo que também é considerado antecessor do xadrez, conhecido por Chaturanga. Porém o registro histórico mais antigo de peças de xadrez como as conhecemos hoje, data de 900 d.C. (Guinness Book, 1995).
Alguns historiadores acreditam que o xadrez nasceu na Índia, inventado pelo Brâmane na corte do Rajá Balhait. Com poucos registros para sustentarem a civilização onde nasceu o xadrez, os livros de xadrez trazem uma lenda sobre o aparecimento do xadrez.
O Rajá Balhait pediu aos sábios de sua corte que criassem um jogo capaz de desenvolver os valores da Prudência, da Inteligência, da Visão e o do Conhecimento, opondo-se nesse sentido ao ensinamento do Nard ( atual gamão ), no qual o resultado final é decidido pela sorte nos dados e não pela destreza e senso estratégico dos jogadores.
Então Sissa, sábio da corte, apresentou ao Rajá um tabuleiro quadriculado com casas escuras e casas claras, e peças que representavam os quatro elementos do exército indiano: Carros, Cavalos, Elefantes e soldados a pé, comandados por Rajá e seu Vizir. Sissa explicou que escolhera a guerra como modelo porque entendia ser a escola mais eficiente para se aprender os valores da Decisão, do Vigor, da Persistência, da Ponderação e da Coragem.
Rajá Balhait, encantado com o jogo, ordenou que fosse preservado nos templos a sua prática, por considerar seus princípios como o fundamento de toda justiça e acreditava ser o melhor treinamento da arte da guerra. Como recompensa o Rajá ofereceu ao sábio um pedido do que desejasse. Sendo um cientista, Sissa se sentia recompensado pelo simples fato de que sua invenção estava sendo reconhecida por todos, mas após a insistência do Rajá, finalmente Sissa pediu sua recompensa em grãos de milho, da seguinte forma: Pela primeira casa do tabuleiro receberia um grão, pela segunda dois, pela terceira quatro, pela quarta oito, e assim por diante, em progressão geométrica, até a sexagésima quarta casa. O Rajá não entendeu porque Sissa havia escolhido uma recompensa tão humilde, quando poderia pedir o próprio reino para si.
Então o Rajá ordenou que fosse trazido o milho para o sábio. E o que parecia um pedido humilde mostrou-se impossível de ser atendido, mesmo antes de se chegar à trigésima casa. Os matemáticos do reino calcularam que nem todo o milho da Índia bastaria para pagar a recompensa.
Preocupado o Rajá olhou para Sissa, mas este disse sorrindo que já sabia que não seria possível atender o seu pedido porque a quantidade de milho exigida seria de 18.446.774.073.709.551.615 grãos de milho. Com isso Sissa quis mostrar que sua invenção possuía dimensões maiores do que aparenta.
Da Índia, o xadrez estendeu-se não apenas para o oeste, até a Pérsia, a Arábia e desta até a Europa, mas abriu caminho também para a Ásia, conhecido por diversos nomes e peças adaptadas à região ( Lasker, 1962 ). Hoje o estilo oficial é o modelo Inglês, com Rei, Rainha (Dama no Brasil), Bispos, Cavalos e Peões (antigos soldados a pé).
4. PRINCÍPIOS DO XADREZ
a. Procurar dominar o centro, direcionando as peças para está areado no tabuleiro.
b. Sair com os peões centrais. Já que além de ajudarem no domínio do centro, ainda permitem a saída do bispo e da dama.
c. Logo em seguida desenvolver os cavalos e os bispos.
d. Desenvolver as torres e a dama por último, pois são peças valiosas e podem ser atacadas por peças menores (bispo, cavalo e peões).
e. Fazer o roque assim que puder. De preferência o roque pequeno, pois é mais seguro e fácil de defender.
f. Só depois que tiver as peças desenvolvidas é que se deve partir para o ataque, concentrando o poder de duas ou mais peças sobre o mesmo ponto. De preferência a ala do Rei.
g. Na abertura procurar não mover a mesma peça mais de uma vez, pois é perda de tempo.
h. Aproveitar o erro do adversário.
i. Lembrar-se que o objetivo do jogo é dar xeque-mate e não simplesmente tomar peças.

5. FORMA DE RACIOCÍNIO EM XADREZ
Quando o adversário fizer um novo lance, antes de se dar a resposta, deve-se fazer as seguintes perguntas a si mesmo:
1. O que o adversário pretende com essa jogada?
2. Qual a minha melhor resposta?
3. Qual a melhor resposta do adversário?
Informações e contribuições
1) Desenvolve:
· O raciocínio e a lógica;
· A concentração;
· A memória;
· A perseverança;
· A disciplina, além de fazer com que o estudante acostume-se a passar mais horas diante de um livro, sem cansar-se ou desconcentrar-se.
2) Os alunos que aprendem xadrez passam a ter um rendimento 20% superior aos demais alunos, EM TODAS AS MATÉRIAS.
3) Na União Soviética em praticamente todos os países comunistas do leste europeu, o ensino de xadrez nas escolas é disciplina obrigatória. Não é por acaso que os antigos países comunistas detêm até hoje a hegemonia nos torneios internacionais. Em vários países europeus o ensino também se faz presente nas escolas.
4) Você pode jogar xadrez durante toda a sua vida e nunca repetirá, até o fim, uma partida. Elas sempre serão diferentes. As possibilidades são imensas.
5) No sul do Brasil e em outros países, principalmente na Europa, várias pessoas ganham a vida jogando xadrez. Seja dando aulas, fazendo demonstrações ou jogando torneios. Os campeões ficam muitas vezes milionários, como ocorreu com o atual campeão Garry Kasparov e vários outros.
6) Em Vitória da Conquista já existem mais de 10.000 alunos aprendendo xadrez.
7) No Brasil existe o CXEB (CLUBE DE XADREZ EPISTOLAR BRASILEIRO), um clube que administra torneios de xadrez por correspondência. Os associados pagam uma anuidade e pequenas taxas por torneios extras que participarem.
8) O xadrez tem sido utilizado em pesquisas para desenvolver INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, contribuindo para o aperfeiçoamento dos computadores.

Postado, pelo Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

REFERÊNCIA:
http://xadrezecologico.blogspot.com/2009_06_14_archive.html

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