RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TEXTO 26 - FEDERAÇÃO BAHIANA DE XADREZ - REGULAMENTO DAS PROVAS OFICIAIS PARA 2009.

FEDERAÇÃO BAHIANA DE XADREZ
REGULAMENTO DAS PROVAS OFICIAIS PARA 2009
Art. 1º - As provas oficiais da Federação Bahiana de Xadrez regem-se pelas Regras Oficiais de Xadrez, conforme definidas pelo Congresso da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) realizado em Calviá (Mallorca- Espanha), em outubro de 2004, e pelo presente regulamento. O mesmo poderá sofrer alterações a partir de 1 de julho de 2009, quando passará a ter validade as Regras Oficiais de Xadrez, conforme definidas pelo Congresso da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) realizado em Dresden.

§ 1º - As provas só podem ser disputadas por enxadristas cadastrados na CBX pela Bahia e com a taxa anual federativa (TAF) da FBX em dia. Enxadristas nascidos em outros Estados devem providenciar sua transferência na CBX para a Bahia com pelo menos um mês de antecedência da prova.

§ 2º - Em todas as provas que tenham como ritmo de jogo tempo requerido para o xadrez pensado, todo participante deverá estar em dia com sua anuidade junto à CBX.

Art. 2º - São provas oficiais, de caráter anual e obrigatório, as seguintes competições:

Campeonato Baiano Absoluto;

Campeonato Baiano Feminino;

Campeonato Baiano Juvenil;

Campeonato Baiano Absoluto de Xadrez Rápido;

Campeonato Baiano Absoluto de Xadrez Relâmpago;

Festival Baiano da Infância e da Juventude;

Campeonato Baiano Estudantil;

Campeonato Baiano Universitário;

Campeonato Baiano Interclubes;

Art. 3º - São categorias oficiais da FBX:

Pré – Mirim................................7 / 8 Anos

Mirim..........................................9 / 10 Anos

Pré – Infantil..............................11 / 12 Anos

Infantil.......................................13 / 14 Anos

Cadetes.....................................15 /16 Anos

Infanto – Juvenil........................17 / 18 Anos

Juvenil.......................................19 / 20 Anos

Sênior........................................55 Anos

Veterano................................... 60 Anos

Parágrafo único - Serão disputadas ao ritmo de xadrez pensado, o Campeonato Baiano Absoluto, o Campeonato Baiano Feminino, o Campeonato Baiano Juvenil, e o Campeonato Baiano Interclubes, devendo-se observar o disposto no § 2º do artigo 1º.

Art. 4º - Nas provas oficiais da FBX não será admitido bye ausente. Quando previsto nas disposições específicas, admitir-se-á o não emparceiramento, em uma única rodada, mediante prévio aviso, e desde que justificado, a critério da arbitragem do torneio. Neste caso será atribuído zero (0) ponto ao jogador.

Art. 5º - Igualmente não será admitida a entrada de qualquer participante após o início da primeira rodada.

Art. 6º - Qualquer participante que seja eliminado de uma prova oficial ficará automaticamente suspenso das provas oficiais pelo prazo de um ano.

§ 1º - Para os efeitos desse artigo, considera-se eliminação o não comparecimento a duas rodadas sem que o jogador faltante tenha solicitado o não emparceiramento quando previsto;

§ 2º - O prazo de um ano conta a partir da data de encerramento do torneio em que se deu a eliminação;

§ 3º - Em nenhuma hipótese será devolvido o valor de qualquer taxa paga pelo enxadrista eliminado, seja de inscrição no torneio, de cadastramento na Confederação Brasileira de Xadrez ou Federação Bahiana de Xadrez.

§ 4º - O jogador que perder uma partida por WO em decorrência de atraso, mas comparecer à rodada e justificar o atraso poderá, a critério da Diretoria Técnica da FBX, ser anistiado da pena prevista neste artigo.

Art. 7º - As provas poderão ser realizadas em qualquer cidade do Estado que possua clube filiado à FBX ou organizador credenciado.

§ 1º - Mesmo quando realizada fora de Salvador, o árbitro, a quem compete a condução técnica da prova, zelando pela fiel aplicação das Regras Oficiais de Xadrez da FIDE e das disposições deste Regulamento, terá sempre que ter o aval da Diretoria Técnica da FBX.

§ 2º - Compete à organização da prova colocar à disposição dos participantes de outras cidades condições especiais de alojamento, preferencialmente gratuito.

Art. 8º - Em todas as provas, será constituída comissão de apelação para julgar em última instância recursos contra decisões da arbitragem.

§ 1º - A comissão será sempre composta por jogadores participantes da prova, com notório saber sobre as leis do xadrez, livremente escolhidos pelos jogadores;

§ 2º - Quando a prova contar com até 50 (cinqüenta) participantes, serão três os membros da comissão; até cem participantes serão cinco os membros da comissão; mais de cem, sete.

Art. 9º - Quaisquer situações omissas ao presente Regulamento serão decididas pela Diretoria Técnica da FBX, cabendo recurso, sem efeito suspensivo, ao Tribunal de Justiça Desportiva da FBX.

Art. 10º - Nas provas oficiais da FBX será sempre atribuído 1 (um) ponto ao vencedor, meio ponto em caso de empate e 0 (zero) ponto ao perdedor.

DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS

DO CAMPEONATO BAIANO ABSOLUTO DE XADREZ

Art. 11º - A prova compõe-se de duas etapas: Semifinais (cinco provas) e a Final.

DAS PROVAS SEMIFINAIS

Art. 12º - As provas semifinais destinam-se a classificar 28 (vinte e oito) enxadristas para a Final.

Art. 13º - Serão disputadas em sete rodadas por sistema suíço de emparceiramento, em quatro dias, se for mais de vinte os inscritos; até vinte inscritos, 5 rodadas; até oito inscritos schuring.

DA FASE FINAL

Art. 14º - A final destina-se a apontar o Campeão Baiano Absoluto, que representará o Estado nas competições oficiais do ciclo do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

Art. 15º - Será disputada pelos 30 (trinta) enxadristas a seguir listados:

I – Os atuais campeão e Vice-campeão Baiano Absoluto.

II - O campeão, o vice, os 3º , 4º, 5º, 6º, 7º e 8º colocados na semifinal da Região 1;

III – O campeão, o vice e os 3º, 4º, 5º e 6º colocados na semifinal da Região 2;

IV – O campeão, o vice e os 3º, 4º, 5º e 6º colocados na semifinal da Região 3;

V – O campeão, o vice e os 3º e 4º colocados na semifinal da Região 4;

VI – O campeão, o vice e os 3º e 4º colocados na semifinal da Região 5;

Art. 16º - As vagas na Fase Final são pessoais e intransferíveis.

§ 1º Caso algum classificado decline de participar, a vaga será concedida ao jogador classificado na colocação imediatamente seguinte.

§ 2º Caso não se realize alguma semi final as vagas não serão preenchidas.

Art. 17º- A prova será disputada em sete (7) rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento, em quatro dias. A forma poderá ser alterada se o número de participantes for menor que o programado, conforme disposto no § 2º do artigo 16º.

Art. 18º - Os critérios de desempate serão os mesmos na semifinal e final, a saber:

1. Milésimos Medianos

2. Milésimos Totais

3. Sonneborn-Berger

4. Pontuação Progressiva

5. Maior nº de vitória

DO CAMPEONATO BAIANO JUVENIL

Art. 19º - Destina-se a apontar o campeão baiano sub-20 que representará a Bahia no Campeonato Brasileiro da modalidade.

Art. 20º - Pode ser disputada por todos os jogadores que no ano da disputa completem 19 ou 20 anos, observado o disposto no § 1º do artigo 1º

Art. 21º - O sistema de disputa será Schuring caso o número de inscritos seja igual ou inferior a oito.

Parágrafo único - Havendo mais de oito e até vinte inscritos será disputada em sistema suíço com cinco rodadas; caso o número de inscritos supere vinte, em sete rodadas.

Art. 22º - Os critérios de desempate serão os mesmos utilizados na final do Baiano Absoluto, exceção feita no caso de schuring (Art. 21), que será utilizado o Sonneborn-Berger e maior nº de vitória.

DO CAMPEONATO BAIANO FEMININO

Art. 23º - Destina-se a apontar a campeã baiana de Xadrez, que representará o Estado no Campeonato Brasileiro Feminino.

Art. 24º - Pode participar da prova qualquer enxadrista do sexo feminino, observado o disposto no § 1º do artigo 1º.

Art. 25º - O sistema de disputa será Schuring caso o número de inscritos seja igual ou inferior a oito.

Parágrafo único - Havendo mais de oito e até vinte inscritos será disputada em sistema suíço com cinco rodadas; caso o número de inscritos supere vinte, em sete rodadas.

Art. 26º - Os critérios de desempate serão os mesmos utilizados na final do Baiano Absoluto, exceção feita no caso de schuring (Art. 21), que será utilizado o Sonneborn-Berger e maior nº de vitória.

DO CAMPEONATO BAIANO UNIVERSITÁRIO

Art. 27º - Destina-se a apontar o Campeão Baiano Universitário, que representará a Bahia no Campeonato Brasileiro da Modalidade.

Art. 28º - Pode participar da prova qualquer enxadrista regularmente matriculado em instituição de ensino superior do nosso Estado, observado o disposto no § 1º do artigo 1º.

Art. 29º - O ritmo de jogo será de uma hora nocaute.

Art. 30º - O sistema de disputa será Schuring caso o número de inscritos seja igual ou inferior a oito.

Parágrafo único - Havendo mais de oito e até vinte inscritos será disputada em sistema suíço com cinco rodadas; caso o número de inscritos supere vinte, em sete rodadas.

Art. 31º - Os critérios de desempate serão os mesmos utilizados na final do Baiano Absoluto, exceção feita no caso de schuring (Art. 21), que será utilizado o Sonneborn-Berger e maior nº de vitória.

DO CAMPEONATO BAIANO ESTUDANTIL

Art. 32º - Destina-se a apontar os campeões baianos do ensino fundamental 1 e 2 e do ensino médio, que representarão o Estado no Campeonato Brasileiro Escolar.

Art. 33º - O sistema de disputa será Schuring caso o número de inscritos seja igual ou inferior a oito.

§ 1º - Havendo mais de oito e até vinte inscritos será disputada em sistema suíço com cinco rodadas; caso o número de inscritos supere vinte, em sete rodadas.

§ 2º - As competições do fundamental 1, 2 e médio são separadas, não havendo jogos entre representantes de graus diferentes.

§ 3º - Não há separação por idade.

Art. 34º - O ritmo de jogo será de uma hora nocaute.

Art. 35º - Os critérios de desempate serão os mesmos utilizados na final do Baiano Absoluto, exceção feita no caso de schuring (Art. 21), que será utilizado o Sonneborn-Berger e maior nº de vitória.

DO CAMPEONATO BAIANO INTERCLUBES

Art. 36º - Destina-se a apontar o Clube campeão de nosso Estado, cuja equipe estará classificada para a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes.

Art. 37º - Cada clube filiado poderá se fazer representar por até duas equipes.

§ 1º Cada equipe será composta de três titulares e um reserva.

§ 2º Na definição da ordem dos tabuleiros será observado primeiro o rating FIDE, segundo o rating CBX e, por fim, o rating FBX, não se admitindo, sob qualquer argumento, mudança nessa ordem.

§ 3º A substituição de um titular pelo reserva obedecerá o critério olímpico.

Art. 38º - O sistema de disputa será Schuring caso o número de equipes inscritas seja igual ou inferior a oito.

Parágrafo único - Havendo mais de oito e até vinte inscritos será disputada em sistema suíço com cinco rodadas; caso o número de inscritos supere vinte, em sete rodadas.

Art. 39º - Os critérios de desempate serão os mesmos utilizados na final do Baiano Absoluto, exceção feita no caso de schuring (Art. 21), que será utilizado o Sonneborn-Berger e maior nº de vitória.



DO CAMPEONATO BAIANO ABSOLUTO DE XADREZ RÁPIDO

Art. 40º - A prova se destina a apontar o campeão da modalidade Xadrez Rápido. É facultativo a realização em outras categorias.

Art. 41º - Será disputado em sete rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento, em dois dias.

Art. 42º - O ritmo de jogo será de trinta minutos para cada jogador.

Art. 43º - Serão adotados os seguintes critérios de desempate, inclusive para indicação do campeão:

1.Milésimos Medianos; 2. Milésimos Totais; 3. Sonneborn-Berger; 4. Progressivo; 5. Maior nº de vitória

Art. 44º - Serão observadas as Regras de Xadrez Rápido da Federação Internacional de Xadrez.

DO CAMPEONATO BAIANO ABSOLUTO DE XADREZ RELÂMPAGO

Art. 45º - A prova se destina a apontar o campeão da modalidade Xadrez Relâmpago. É facultativo a realização em outras categorias.

Art. 46º - Será disputado em treze rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento, em um único dia.

Art. 47º - O ritmo de jogo será de cinco minutos para cada jogador.

Art. 48º - Serão adotados os seguintes critérios de desempate, inclusive para indicação do campeão:

1. Milésimos Medianos; 2. Milésimos Totais; 3. Sonneborn-Berger; 4. Progressivo; 5. Maior nº de vitória.

Art. 49º - Serão observadas as Regras de Xadrez Relâmpago da Federação Internacional de Xadrez.

DO FESTIVAL BAIANO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE

Art. 50º - Esta prova congrega os Campeonatos Baianos das diversas faixas etárias inferiores a vinte anos.

§ 1º - São as seguintes as categorias englobadas na prova:

I - infanto-juvenil;

II - cadetes;

III - infantil;

IV – Pré-infantil;

V - mirim;

VI - pré-mirim;

§ 2º - Para os efeitos do parágrafo anterior, os limites etários serão observados em relação ao ano de disputa da prova, ou seja, o enxadrista que completar a idade limite de uma dada categoria no ano da disputa está enquadrado nessa categoria.

Art. 51º - Os diversos campeonatos baianos serão disputados separadamente, não havendo partidas entre enxadristas de categorias diferentes.

Art. 52º - O ritmo de jogo será de uma hora para cada jogador nas categorias infanto-juvenil e cadetes. Trinta (30) minutos para as categorias infantil, pré-infantil; mirim e pré-mirim.

Art. 53º - O sistema de disputa será fixado por categoria, segundo o número de inscritos, atendendo os seguintes critérios:

1. match de quatro partidas, se dois os inscritos;

2. Schuring, com turno e returno, se o número de inscritos for de três a cinco;

3. Schuring, em turno único, se de seis a oito;

4. Suíço em cinco rodadas, se superior a oito e até vinte;

5. Suíço em sete, se for superior a vinte.

Art. 54º - Serão adotados os seguintes critérios de desempate, inclusive para indicação do campeão:

I - Se adotado o sistema suíço: 1. Milésimos Medianos; 2. Milésimos Totais; 3.Sonneborn-Berger; 4. Pontuação Progressiva; 5. Maior nº de vitória.

II - Se match ou Schuring: 1.Sonneborn-Berger; 2. Maior número de vitórias.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 55º - Os títulos de Campeão Baiano das diversas categorias e ritmos de jogo terão validade, para efeito de representação oficial do Estado, até o respectivo Campeonato Brasileiro do ano seguinte.

Jorge Henri Labussière

Diretor-técnico

José da Paixão Barbosa

Presidente


POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.fbx.com.br/regulamentos/provas_oficiais_2009.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário