RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

sábado, 9 de janeiro de 2010

TEXTO 35 - BIOGRAFIA DE AKITA RUBINSTEIN.

FOTO 32.



O caçula entre doze irmãos, Akita Rubinstein nasceu em 1882 na pequena cidade de Stawiski, na Polônia. Seus pais queriam que estudasse para tornar-se um rabino, mas depois que aprendeu a jogar xadrez, quando já tinha dezesseis anos de idade, nada mais ocupou a sua mente.

Após vários anos de desenvolvimento técnico, explodiu no cenário internacional e foi um dos jogadores mais fortes de 1905 a 1911. Em 1912, venceu cinco torneios em seqüência, e o ano foi denominado de Ano de Rubinstein. Todos queriam ver uma disputa entre Rubinstein e Lasker, claramente o único jogador de nível similar. Infelizmente, essa disputa nunca ocorreu.

O início de profundos problemas psicológicos que mais tarde transformaram-se em doença mental, o aparecimento do gênio cubano Capablanca e o advento da primeira guerra mundial acabaram por pôr um fim nas suas esperanças de chegar ao título mundial. Embora permanecendo como um dos mais fortes jogadores do mundo até 1921, sua timidez patológica e a erosão da sua confiança levaram a uma desintegração gradual da sua capacidade enxadrista. Em 1932, abandonou os torneios e passou os seus últimos anos, até à sua morte em 1961, com a família na Bélgica.

O estilo Rubinstein forma uma ponte entre o de Steinitz e o dos mestres atuais. Domínio nas aberturas, profundo conhecimento das conseqüências das diversas estruturas de peões e uma habilidade insuperável para os finais de peões faziam parte do seu repertório.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrez.com.br/portal/capelaxadrezclube/akita_rubinstein.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário