RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

domingo, 10 de janeiro de 2010

TEXTO 39 - BIOGRAFIA DE PHILIDOR, FRANÇOIS ANDRÉ DANICAN (1726 - 1795).


FOTO 33.

François André Danican nasceu em 7 de setembro de 1726, na cidade de Dreux, na França e faleceu, em Londres, em 31 de agosto de 1795. Aos seis anos de idade, Philidor entrou como membro do corpo de música da Capela Real de Versalhes, onde, enquanto aprendia a tocar música, começou a praticar o xadrez. Philidor transformou-se em múisico, pianista e compositor. Em 1744, Philidor frequentava em Paris, o Café da Regência, onde derrotou Sire de Legal (Campeão do Clube). Em 1746, viajava pela Holanda e Inglaterra. Em Londres derrota o sírio Philippe Stamma, por oito a dois 8 a 2 (+8=1-1, Philidor dava a vantagem do empate, que era considerado como vitória). Stamma era considerado o mais forte jogador do mundo, desde a morte de Greco, em 1634(principal nome do xadrez italiano no Século XVII).
As dificuldades financeiras de Philidor com a música o fizeram optar pelo xadrez profissional. Em 1749, publicou o famoso livro L´Analyse du Jeu des Échecs. Philidor tem uma importância considerável para o xadrez, por quatro motivos: a)descobriu muitos erros, nas variantes dos mestres italianos; b) fundou uma teoria nova do jogo de peões; c) escreveu inteligentes análises de finais de partida; d) obteve enorme êxito, em suas partidas. A superioridade de Philidor era tão grande, que chegava a dar vantagem material para seus adversários. Mas a grande sensação ocorreu quando , em 1783, Philidor introduziu nas práticas enxadrísticas, o que hoje se chama SIMULTÂNEA A CEGAS. Depois, continuou suas viagens. novamente pela Holanda e Inglaterra, onde veio a falecer, em 1795.

Alguns conselhos de Philidor, no seu famoso livro são:
- Os peões são a alma do xadrez. De sua boa ou má disposição depende o ganho ou a perda de uma partida;
- Deve ser regra geral, unir e levar os peões ao centro;
- Quando se tem dois peões unidos, em linha, deve-se deixá-los assim, sem avançar nenhum, até que o adversário proponha troca de um deles, o que se deve evitar, avançando o peão atacado;
- Um peão dobrado, quando está ligado ao outro, não é uma desvantagem, se próximo ao centro;
- Em geral, não convém apressar-se a efetuar um ataque de peões, até que todos estejam defendidos, por eles mesmos, ou por peças; do contrário, estes ataques estão condenados ao fracasso.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIAS:
http://xadrez.altervista.org/xadrez/biografias/philidor.html
http://www.lastfm.com.br/music/Andre+Danican+Philidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário