RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

domingo, 10 de janeiro de 2010

TEXTO 42 - DIA INTERNACIONAL DO XADREZ: 19 DE NOVEMBRO.


FOTO 39.

Iniciei este texto para falar sobre o xadrez de Lages, mas a introdução sobre a situação mundial, mesmo que ampliada, fez-se necessária, pois a visão do senso comum sobre os enxadristas é estereotipada e não raro preconceituosa, como jogo chato, de estudantes profissionais (Nerds, na gíria das escolas), entre outros. Mas esta é uma outra história, para outro momento, caso eu consiga motivação para demover tal repercussão (o que mantém os verdadeiros chatos muitas vezes longe, sendo parcialmente positivo). Volto ao Xadrez de Lages. Cheguei na cidade em 01 de março de 1994 (como campeão Estadual Absoluto) e antes disso pouco registro tenho, mas nomes como Ives Muniz, Edson Gomes de Freitas, Arlindo Bortolon, Edézio Caon, Dieter Freitas, Prefeito “NUTA” (me desculpe o raro leitor, mas nunca soube o nome exato do ex-Prefeito), Carlos Fernando Agustini e Raul Arruda Filho foram nomes que fizeram do xadrez lageano conhecido na região e no estado. Uma das minhas missões há época, contratado pela Fundação Municipal de Esportes (Professor Álvaro Muniz era o Superintendente) era de levar o xadrez até as escolas, tornando popular um esporte que era,digamos, “simpático” ao lageano, mas praticado por um grupo que realizava competições internas no Clube 14 de Junho ( e muitos confrontos com a fortíssima equipe de Joaçaba, liderada pela família Queiroz). Abrimos focos na Biblioteca Pública (Tanque), em algumas escolas municipais, encontros com professores (oficinas), xadrez na praça, jogos escolares municipais e filiamos o Lages Xadrez Clube (entidade que responde pelo xadrez em Lages junto a Federação Catarinense de Xadrez), para participar dos estaduais das categorias de base. Os resultados não demoraram a surgir. A primeira conquista (sob minha orientação) foi grande. Uma equipe brilhante conquistou o Vice-Campeonato da Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina, em Caçador, em junho de 94 (Vimos o Brasil ser “Tetra” no alojamento, pouco antes de recebermos a medalha de prata). Juliana Oliveira (hoje no Paraná), Geovana Dotta (professora no CAV atualmente) e as irmãs Karylou e Kelly Heidrich (residentes em Lages) ergueram o Troféu por equipes em menos de 6 meses de trabalho. O campo era bom, a disposição do lageano ainda maior e a perspectiva era cada vez melhor. Kelly foi 6 vezes campeã estadual (nunca perdeu um título que disputou em território catarinense), participamos de Brasileiros e um Pan-Americano realizado no Brasil, em Itapirubá-SC.

Escrevo direto dos JASC 2009 (Chapecó), onde disputamos com as melhores equipes do estado (muitas delas de fora também, pois trazem vários atletas contratados, mas isso também é pauta para outra
crônica) e os desafios aqui são de 6 horas cada (isso mesmo, 7 partidas, uma por dia, com duração máxima de 6 horas cada).Posso dizer que o orgulho que sinto por representar Lages e hoje dividir a equipe com Alfeu, Joana, Matheus Demertine, Guilherme Exterhotter Bastos, Helena Vieira, Larissa Moretti, Fernanda Dal Piva, Kassiele da Rosa, Marelise Cordeiro e Carolina Grazziotin é proporcional a felicidade em fazer parte da vida de cada um que passou pelo xadrez de Lages e que ainda temos muito pela frente, mas sabemos que hoje Lages diz “SIM” ao xadrez e com isso, temos a certeza do sucesso. Pessoalmente, agradeço aos amigos da imprensa pelo nobre espaço cedido ao xadrez, começando pelo Jornal O MOMENTO, pioneiro da campanha de patrocínio da equipe, em 1997 e que muito retorno nos deu. Celso Aurélio, Carla Reche, Suzane, Begaer e outros profissionais contribuíram para o xadrez tornar-se um produto lageano de alta qualidade. Amigos como Denise De Bona Sartor, Nelci Demertine, José Judas Tadeu Ribeiro, Luis Carlos “Alemão” Muniz,Humberto Arantes e FME acreditaram e acreditam no potencial dos atletas e na capacidade em fazer de Lages, uma terra de oportunidades também na área intelectual e esportiva, educando e projetando o jovem para caminhos mais edificantes e saudáveis, verdadeira e principal missão de cada um de nós, educadores. Parabéns ao Xadrez, parabéns aos enxadristas, mas especialmente, Parabéns Lages!


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.adjorisc.com.br/jornais/omomento/noticias/index.phtml?id_conteudo=231803

Nenhum comentário:

Postar um comentário