RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS DESTE BLOG.

O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
O NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS, DESTE BLOG: 305.

VISITANTE DE NÚMERO:

sábado, 2 de janeiro de 2010

TEXTO Nº 20 - CURIOSIDADES SOBRE O XADREZ (JULIMAR BARRETO FERREIRA).

CURIOSIDADES SOBRE O XADREZ



1) Desenvolve:
* O raciocínio e a lógica;
* A concentração;
* A memória;
* A perseverança;
* A disciplina; Além de fazer com que o estudante acostume-se a passar mais horas diante de um livro, sem cansar-se ou desconcentrar-se.

2) É um dos poucos jogos que não depende de sorte, mas exclusivamente de raciocínio e lógica.

3) Os alunos que aprendem xadrez, passam a ter um rendimento 20% superior aos demais alunos, EM TODAS AS MATÉRIAS.

4) Na União Soviética e em praticamente todos os países comunistas do leste europeu, o ensino de xadrez nas escolas é disciplina obrigatória. Não é atoa que os antigos países comunistas detêm até hoje a hegemonia nos torneios internacionais. Em vários países da Europa o ensino também se faz presente nas escolas.


5) Você pode jogar xadrez a vida inteira e nunca repetirá, até o fim, uma partida. Elas sempre serão diferentes. As possibilidades são imensas.


6) No sul do país e em outros países, principalmente na Europa, várias pessoas ganham a vida jogando xadrez. Seja dando aulas, fazendo demonstrações ou jogando torneios. Os campeões ficam muitas vezes milionários, como ocorreu com o atual campeão Garry Kasparov e vários outros.


7) Em Vitória da Conquista já existem mais de 10.000 (dez mil) alunos aprendendo xadrez. Os estados do sul do Brasil têm o xadrez mais desenvolvido que no Nordeste, a exemplo de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e outros.

8) Por todo o Brasil, principalmente nas capitais existem clubes de xadrez onde as pessoas se reúnem para praticar e jogar torneios. Pagam uma taxa mensal e têm direito a utilizar tabuleiros, relógios, livros e descontos nas inscrições dos torneios.


9) Também existe no Brasil o CXEB (CLUBE DE XADREZ EPISTOLAR BRASILEIRO), ou seja, um clube que administra torneios de xadrez por correspondência. É muito organizado. O jogador além de desenvolver o seu potencial, pois se aperfeiçoa nas aberturas, ainda faz muitas amizades com pessoas do Brasil inteiro!
Paga-se uma anuidade e pequenas taxas por torneios extras que participar. Há um regulamento especial a respeito e as partidas duram no máximo 1 ano e seis meses. No Brasil ainda é pouco conhecido, embora tenha sido fundado em 1969. Em outros países também há clubes dessa espécie. Também existe um clube internacional, onde você pode jogar com pessoas do mundo inteiro.


10) O xadrez tem sido utilizado em pesquisas para desenvolver a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, apoiando dessa forma o aperfeiçoamento de computadores.


11) Ao contrário do que se pensa, não é um jogo para velhos. Quanto mais cedo se aprende, melhor ( a partir dos 5 anos). Os campeões começam cedo a jogar. As pessoas velhas não têm o mesmo rendimento dos jovens, pois a partir de certa idade começam a perder neurônios. Também não é um jogo monótono. Os jogadores chegam a ficar suando e a ter taquicardia (batimentos rápidos do coração) nas partidas. É muito emocionante e as pessoas chegam a ficar noites inteiras jogando. Todavia, no início é necessário um pouco de paciência para “entender” a beleza do jogo.


12) As regras são fáceis. O difícil é jogar com perfeição. Você pode estudar xadrez a vida inteira e não poderá dizer ao final que esgotou as possibilidades de progredir no jogo.


13) Nos torneios oficiais, em regra, o jogador deverá levar um jogo de peças e um relógio. A duração das partidas podem variar de 2:30 h, para cada jogador (total 5 horas) ou 30 minutos para cada um, ou até 5 minutos para cada um (chamado de torneio relâmpago). Há torneios com mais de cinco horas em que se interrompe a partida e se continua depois (porém são raros).


14) Existem poucos livros bons de xadrez na língua portuguesa. A maioria está escrito em espanhol, inglês, francês, alemão e russo. Isso em relação aos comentários das partidas, pois, no que se refere às partidas propriamente ditas, normalmente é utilizada uma linguagem universal, por meio de símbolo, onde pessoas de países distintos podem entender facilmente. Assim, qualquer pessoa poderá reproduzi-las no tabuleiro.


15) Enfim, é um jogo que trabalha o que há de mais bonito no ser humano e o diferencia de todos os outros animais. A INTELIGÊNCIA. Quem não sabe ou não quer aprender xadrez, não tem idéia do “mundo” fantástico que está perdendo!!

Autor: Julimar Barreto Ferreira.

REFERÊNCIA:
http://www.fbx.com.br/clubes_ba/santo_antonio/curiosidades.htm

PESQUISADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário