RESPEITE AS CRIANÇAS!

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O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TEXTO 147 - PROJETO: TÍTULO - EDUCANDO ATRAVÉS DO XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://belavistamara.pbworks.com/w/page/7574562/PROJETO%20XADREZ



PROJETO XADREZ

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TÍTULO PROJETO:EDUCANDO ATRAVÉS DO XADREZ

CONTEÚDO: Xadrez
1- JUSTIFICATIVA: Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula, em todas as disciplinas do currículo escolar, devido a falta de atenção, concentração, comportamento e raciocínio, proponho neste trabalho, juntos aos alunos com maior dificuldade nessas áreas já citadas, um trabalho quase que individualizado com o xadrez.
A escolha do xadrez se deu devido ao conhecimento do valor educativo do mesmo, que possibilita condições para que o aluno desenvolva suas habilidades intelectivas de forma desafiadora.
2 - OBJETIVOS:
a)Levar o aluno, a saber, jogar xadrez respeitando as regras do jogo e as regras éticas do mesmo;
b)Desenvolver o hábito de jogar xadrez como forma de exercitar o intelecto;
c)Levar o aluno a melhorar a concentração através do jogo.
d) Desenvolver no aluno o cuidado com o material de xadrez e com outros materiais didáticos;
e)Criar oportunidade através do jogo e de suas regras para desenvolver a atenção e a concentração;
f)Oportunizar situações que desenvolva o hábito do pensar antes de falar
3 - DESEVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Aulas expositivas sobre a importância do xadrez no desenvolvimento intelectual do aluno;
História do xadrez;
Leitura de texto sobre instruções básicas do xadrez;
Jogos pré-desportivos referentes às regras do xadrez;
Prática sobre movimentos e captura das peças;
Regras éticas referentes a uma partida de xadrez;
Jogadas;
Registros de posição e como anotar;
Aperfeiçoamento das jogadas;
Estudos de partidas:
Exercícios de xeque, xeque-mate e rei afogado
1-PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO:
Baseado nas necessidades de buscarmos formas alternativas de ensino, que sejam capazes de mostrar aos alunos que algumas habilidades são necessárias para acontecer no processo ensino-aprendizagem, colocamos à disposição do aluno o xadrez, como um instrumento útil para contribuir no desenvolvimento de suas tarefas diárias e de suas potencialidades. Para tanto é necessário por parte do aluno seguir algumas regras antes de iniciarmos a metodologia de trabalho relacionada ao ensino do xadrez. Sistema de monitoria para que os conhecimentos sejam passados por toda a turma de 5ª e 6ª séries.
2-RECURSOS DIDÁTICOS:
Textos;
Apostilas;
Tabuleiro e peças de xadrez;
Livros referente ao assunto;
Computadores;
Internet
3-CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação direta;
Testes com análise de jogadas;
Avaliação pelos alunos.( conversa informal, salientando em que o projeto poderia melhorar)
Jogar com o professor:
Jogar com o computador:
Jogar na internet;
Participação de torneios
O desenvolvimento do aluno será gradativo de acordo com seu interesse e capacidade de apreensão.
Tendo em vista os objetivos do projeto o aluno participante deverá apresentar mudanças positivas em seu comportamento em seu dia-dia em sala de aula caso contrário será afastado temporariamente ou definitivamente do projeto.
4-BIBLIOGRAFIA
Becker, Idel. MANUAL DE XADREZ. 19ª ed. São Paulo: Nobel, 1987.
Terado, Augusto C. S. B. & Silva, Wilson. MEU PRIMEIRO LIVRO DE XADREZ: Curso para escolares. 2ª ed. Curitiba: Expoente, 1995
Apostilas de xadrez especializadas sobre o tema.
www.cdof.com.br
www.cex.org.br
GASPARIN, João Luiz . Uma Didática para a Pedagogia Histórico Crítica. Autores Associados. Campinas SP. 2002 Coleção Educação Contemporânea.
PURA. Lúcia Oliver Martins. Tendência Atual do Processo Didático. PUCPR.
SILVA, Mônica Ribeiro. Competências: A Pedagogia do Novo Ensino Médio. São Paulo: PUC/SP, 2003 (Teses de Doutorado –Parte do Capítulo – I)
VEIGA,ILMA Passos ; A e Fonseca, M. (org.) Desafios de Um Novo paradigma. Novos Desafios para a Escola. Campinas, SP: Papirus, 2001

VALOR EDUCATIVO DO XADREZ
( MARA CRISTINA CAMPOS TOMÉ)

“Em um mundo onde a criança tem poucas oportunidades de decidir, a partida de xadrez passa a ter uma situação privilegiada, pois cada lance é precedido de uma análise e de uma tomada de decisão”(SÁ, 1996, p. 123.).
“O xadrez é também uma ferramenta didática. Para começar, desenvolve o raciocínio lógico porque obriga a pensar nas jogadas”. (FALZETTA, 1998, p.27).
Podemos dizer que o jogo desenvolve as aptidões físicas e intelectuais, portanto descreveremos o valor educativo do xadrez como forma de desenvolver as aptidões intelectuais.
A importância do xadrez na formação do cognitivo, afetivo e social do indivíduo é comprovada por estudiosos, principalmente sua contribuição para o pensamento lógico, pois quando a criança e o adolescente resolvem uma situação problema gerada pelo jogo de xadrez usa de suas habilidades e de suas capacidades tomando suas próprias decisões.
Estudos referentes ao valor pedagógico e educativo do xadrez são datados do século passado até os dias atuais, principalmente nos países de primeiro mundo onde estes estudos foram aprofundados chegando a ser obrigados nos currículos das escolas.
Pensando, refletindo e deduzindo, o mesmo terá condições de vencer suas barreiras de concentração e raciocínio além de desenvolver:
A atenção e concentração;
O julgamento e o planejamento;
A imaginação e a antecipação;
A memória;
-À vontade de vencer, paciência e o autocontrole;
O espírito de decisão e a coragem;
A criatividade e inteligência.
Portanto, concluímos que o xadrez trabalha e desenvolve requisitos básicos que favorece o bom desempenho do aluno no decorrer de suas atividades escolares e futuramente como cidadão fortalecido em suas qualidades para tomar decisões.

“ O imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das questões fundamentais do ensino moderno: dar possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo valorizando assim a motivação pessoal escolar”.

“A criança que joga desenvolve suas percepções, sua inteligência, suas tendências à experimentação e seus instintos sociais”. (PIAGET, 1972).

TEXTO 146 - PROJETO XADREZ, O JOGO QUE EDUCA. CURITIBA - PR.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=454



Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
Gerência de Projetos Educacionais

Marilda D. Menegazzo - Gerente de Projetos Educacionais
Antonio Carlos Demário
Para se viver em sociedade, hoje, é preciso muito mais que o simples conhecimento sobre as diversas disciplinas. É necessário fazer a articulação desse conhecimento com o cotidiano, preparar-se para tomar decisões em situações que exigem raciocínio rápido. Investir em alternativas educacionais voltadas para esse pensamento é acompanhar a evolução do modelo social em que vivemos, contribuindo para sua adequação às necessidades humanas. Nesse sentido, a oferta de cursos de xadrez nas escolas públicas municipais vem se somar a esse esforço educacional em que o país inteiro está envolvido e visa, sobretudo, contribuir para a educação integral e de qualidade que tanto buscamos. As características desse jogo, que também é ciência, esporte e arte, estão diretamente relacionadas à formulação de estratégias para solução de problemas agregadas a uma proposta pedagógica estruturada. O objetivo principal é desenvolver formas de operação da inteligência de modo a organizar a capacidade criativa, estimulando o raciocínio lógico e contribuindo para a educação voltada à interação social na busca da formação integral do cidadão, por meio de uma atividade lúdica, proporcionando ainda prazer ao praticante. Os cursos de capacitação são ministrados pelo Pedagogo e professor de xadrez Wilson da Silva do Clube de Xadrez Erbo Stenzel, de acordo com o cronograma estabelecido para 2000. Estão envolvidos nestes cursos os professores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que fazem o trabalho com os alunos matriculados em suas respectivas escolas. O trabalho do ano letivo de 2000 teve início com o planejamento organizado de acordo com o cronograma de cada unidade escolar. Para maiores informações utilize o nosso e-mail: marilda@sme.curitiba.pr.gov.br

Relatório do Projeto Xadrez o Jogo que Educa - 2000
Estatística por Núcleo Regional de Educação
  1. Santa Felicidade
  2. Boa Vista
  3. Cajuru
  4. Boqueirão
  5. Portão
  6. Pinheirinho
  7. Bairro Novo
 
Fonte: Prof. Augusto Tirado (Centro de Excelência de Xadrez)
 

TEXTO 145 - Xadrez na escola: um instrumento pluridisciplinar.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.unifal-mg.edu.br/icsa/xadrez


Xadrez na escola: um instrumento pluridisciplinar

Coordenador: Letícia Lima Milani Rodrigues
Sub-coordenador: Gislene Araújo Pereira
Bolsista: Mario Cesar Reis Arantes
Resumo: O projeto visa colaborar com o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio do jogo de xadrez. O xadrez proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente. Quando apresenta a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro. As inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que as crianças exercitem o imaginário, o trabalho, a inteligência, fazendo confirmar a frase: “O xadrez é a ginástica da inteligência” (GOETHE, 1876). Por meio do jogo de xadrez as crianças passam de uma reflexão primeira (imediata) à uma reflexão mais elaborada (repensada), pois o jogo força o raciocínio por meio das supostas jogadas analisadas pelas crianças.
O projeto de xadrez nas escolas tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente, forçando-a pensar e consequentemente amadurecê-la. Por meio do jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. A educação é um mecanismo de avanço gradual e formas de ensino devem ser repensadas para enfrentamento dos desafios oriundos da globalização e a adoção do jogo de xadrez nas escolas propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é medida que personaliza o direito social à educação. O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto.

TEXTO 144 - Projeto para ensino de xadrez em escolas e clubes.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=455



Projeto para ensino de xadrez em escolas e clubes

sábado, 16 de junho de 2001 | 00:44

Mediante contato com o dinâmico dirigente da Federação Espírito-santense de xadrez - FESX -, Rogério Zanon da Silveira, nos foi autorizado reproduzir no site do Clube de Xadrez o excelente artigo publicado abaixo, onde é feito um resumo dos principais pontos abordados pela FIDE no que diz respeito a xadrez escolar e em clubes.

Apresentação
O xadrez está se transformando aceleradamente. Nunca antes este esporte havia sido tão difundido através dos meios de comunicação de massa com tanta força como hoje. O números de grandes torneios nacionais e internacionais tem se multiplicado a passos largos. O número e a força dos grandes mestres cresce a cada dia. 

Igualmente, vemos com alegria uma grande quantidade de jovens conquistando eventos enxadrísticos de maior prestígio. 

Esta expansão enxadrística, tanto em quantidade como em qualidade, não é casual e está relacionada a alguns projetos como, por exemplo, a colocação em prática de projetos de massificação do xadrez nas Escolas promovido pela Federação Internacional de Xadrez, a um maior patrocínio de eventos por parte de empresas públicas e privadas, à crescente organização de clubes de xadrez, associações e federações e à conscientização dos benefícios propiciados pelo estudo e pela prática sistemática do xadrez.
Algumas Pesquisas Educacionais relacionadas com o Xadrez
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes. 

Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória. 

Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo de estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal. 

Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivos de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes. 

Brown (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta. 

Neste mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos. 

Fergusson, em 1983, demonstrou a influência decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina. 

Na Venezuela, o Ministério da Educação apresentou conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo.
Por que Ensinar Xadrez nas Escolas?
Em diversos países do mundo (Rússia, França, Inglaterra, Argentina, Cuba, Espanha, México, Brasil e Venezuela, entre outros), tem se iniciado projetos de xadrez nas escolas com base em pesquisas educacionais e sociológicas que atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes que recomendam sua ampla difusão nos diferentes meios escolares. 

Estes projetos de xadrez nas escolas justificam sua existência porque está demonstrado que o xadrez:
  • É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade.
  • Tem uma base matemática: a matemática é instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
  • Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
  • Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
  • Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo.
  • Proporciona prazer em seu estudo e prática.
  • Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
  • Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
Objetivos Gerais do Ensino do Xadrez
  • Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.
  • Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
  • Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.
  • Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana, individual e social.
  • Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o armonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.
  • Priorizar a resolução de problemas. O aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.
  • Contribuir para a elevação da auto-estima.
  • Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua habilidade de argumentação.
  • Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina.
  • Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças individuais.
Programação Didática Sugerida
O Sistema de Ensino de de Xadrez da Federação Internacional de Xadrez, por seu conteúdo abrangente e completo sobre a história, as regras e a prática do jogo de xadrez é o recomendado pela FESX. 

Nele constam as seguintes sugestões: 

· Distribuição do tempo de classe 

A unidade de classe, considerada neste nível, está concebida para ser desenvolvida em quarenta e cinco minutos (45 min). A sugestão é de que cada classe seja organizada no seguinte esquema:
1. Verificação de presença e preparação dos recursos a utilizar-5 min
2. Execução da instrução-35 min
2.1. Introdução à aula+/- 5 min-
2.2. desenvolvimento do conteúdo+/- 25 min-
2.3. Encerramento da aula+/- 5 min-
3. Recolhimento e acondicionamento do material utilizado-5 min

· Freqüência 

Recomenda-se que o desenvolvimento do presente nível seja aplicado em duas sessões por semana durante o período de um semestre. 

Os sábados, domingos e feriados podem ser utilizados para tarefas especiais: tarefas dirigidas, reforço, intercâmbios, simultâneas, torneios, matches etc.
Recursos Materiais
Os recursos materiais, mínimos necessários, para serem utilizados por grupos com média de 16 e 24 alunos são:
RecursosQuantidadeCusto (+/-)
Programa de Alfabetização Enxadrística - FIDE130,00
Tabuleiro Mural1100.00
Quadro Negro1-
Jogos de Xadrez10100.00
Planilhas para anotação de jogos de xadrez50030.00
Relógios de Xadrez (opcional)5300.00
Custo Total aproximado 560.00

Sugestão de material complementar
Bobby Fisher Ensina Xadrez
Coleção IRIS - Editora Cedibra

Manual de Xadrez
Idel Becker
Livraria Nobel SA - São Paulo - SP

Xadrez Básico
Dr. Orfeu Gilberto D’agostini
EDIOURO

XADREZ - Partidas Selecionadas de V.V. Smyslov
IBRASA

Ataque e Contra-ataque no Xadrez
Fred Reinfeld
IBRASA

Lições Elementares de Xadrez
José Raul Capablanca
Hemus Editora Ltda
Fone: (011) 2799911

Estratégias Vitoriosas no Xadrez
Yasser Seirawan
MAKRON Books do Brasil Editora Ltda - São Paulo - SP
Fone: (011)8298604 e 011)820-6622 

Fonte: Federação Espírito-santense de xadrez
 
 
Comentários

1 Comentário

jonathan 
     qui.,2 de set / 2010
     16:38
Adorei as informações disponiveis

TEXTO 143 - PROJETO DE XADREZ NA ESCOLA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/xadrez/x_sobre.php


Em princípio devemos entender o jogo como uma atividade que obedece ao impulso mais profundo e básico da essência animal.

Esta atividade inicia-se em nossas vidas com os mais elementares movimentos, complicando-se até dominar a enorme complexidade do corpo humano.

Os primeiros jogos que a criança faz são os chamados jogos de exercício, utilizando como principal objetivo o seu próprio corpo. Os bebês chupam suas mãos, emitem sons e repetem diversos movimentos sem finalidade utilitária.

A transição dos jogos de exercícios para os simbólicos marca o início de percepção de representações exteriores e a reprodução de um esquema sensório-motor fora de seu contexto.

Podemos dizer que o jogo simbólico é um jogo de exercício sendo o que exercita é a imaginação.

Ao chegar o período das operações concretas (por volta dos sete anos de idade) a criança, pelas aquisições que fez, pode jogar atendo-se a normas. Surgem então os jogos de regras e ela terá que abandonar a arbitrariedade que governava seus jogos para adaptar-se a um código comum, podendo ser criado por iniciativa própria ou por outras pessoas, mas que deverá acatar limites porque a violação das regras traz consigo um castigo.

Isto ajudará a criança a aceitar o ponto de vista das demais, a limitar sua própria liberdade em favor dos outros, a ceder, a discutir e a compreender.

Quando se praticam jogos de grupo a experiência se engrandece já que a sociabilidade é agregada à vida da criança, surgindo assim os primeiros sentimentos morais e a consciência de grupo.

Quando a criança joga compromete toda sua personalidade, não o faz para passar o tempo. Podemos dizer, sem dúvida, que o jogo é o "trabalho" da infância ao qual a criança dedica-se com prazer.

Pode-se perceber através do que foi exposto o valor educativo que a prática lúdica possui. Muitos psicólogos afirmam que os primeiros anos são os mais importantes na vida do homem sendo que a atividade central manifestada é o jogo. É notável o que se pode aprender construindo seus próprios jogos, utilizando conceitos de plano inclinado, polias, velocidade, etc., coisas que só serão ensinadas muito depois no período escolar.

Um erro que muitos professores cometem é não valorizar em toda sua extensão esta atividade, extraindo o que ela contém de educativo.

A criança que ingressa na escola deverá adaptar-se às rotinas escolares acarretando mudanças importantes na sua vida, e sua vida dedicada ao jogo terá uma mudança brusca.

Temos que aprender a diferenciar o que significa o jogo para o adulto e para a criança. Para nós, por que assim nos educaram, é o que fazemos quando não se tem alguma coisa mais importante, e desejamos preencher horas vazias com algum lazer. Para as crianças é todo um compromisso no qual lutam e se esforçam se algo não sai como querem.

Por isso o xadrez merece crédito, porque ensina as crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.

No xadrez, como as peças não têm valores absolutos, deve-se monitorar tanto as próprias como as do adversário para implementar sua estratégia. Dito de outra forma: ter a percepção da flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.

É comum notar crianças fracassando em matemática, por exemplo, por não entenderem o que enunciado do problema lhes diz. Não sabem analisá-lo, aprendem fórmulas de memória; quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta.

Deve-se conseguir que as crianças encontrem seu próprio sistema de ação e para isso tem-se que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas. Assim, no Ensino Médio, com os dados de um teorema e sua idéia, a demonstração pode ser encontrada pelo aluno, porém para que isso aconteça é importante um certo treino no Ensino Fundamental.

Em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, uma das melhores lições que a criança pode obter na escola é como organizar seu pensamento, e acreditamos que esta valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo e a xadrez.

Características do xadrezImplicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter
Fica-se concentrado e imóvel na cadeira.O desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo.Avaliação da estrutura do problema e a distribuição do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances.Desenvolvimento da capacidade de pensar com abrangência e profundidade.
Após encontrar um lance, procurar outro melhor.Tenacidade e empenho no progresso contínuo.
Partindo de uma posição a princípio igual, direcionar para uma conclusão brilhante (combinação).Criatividade e imaginação.
O resultado indica quem tinha o melhor plano.Respeito à opinião do interlocutor.
Dentre as várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.Estímulo à tomada de decisões com autonomia.
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior e deve apresentar o seguinte.Exercício do pensamento lógico, auto-consistência e fluidez de raciocínio.

Fonte: http://www.cex.org.br/

TEXTO 142 - PLANO DE CURSO PARA INSTRUTOR DE XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://xadrezdopiaui.blogspot.com.br/2008/04/plano-de-curso-para-instrutor-de-xadrez.html


PLANO DE CURSO PARA INSTRUTOR DE XADREZ

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEDUC
REGIÃO ADMINISTRATIVA CENTRO
UNIDADE ESCOLAR ENGENHEIRO SAMPAIO
PROFESSOR MULTIPLICADOR JEFFERSON MIRANDA
PLANO DE CURSO
EMENTA
Conceitos fundamentais do jogo de xadrez. Regras básicas: tabuleiro, peças, movimentos e capturas, xeque e xeque-mate, movimentos especiais, empates. Princípios gerais: na abertura, no meio-jogo, no final. Conselhos: práticos e éticos. História do xadrez no mundo, no Brasil e no Piauí. Anotação algébrica.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a aquisição de conhecimentos das noções elementares e regras básicas do jogo de xadrez, sob orientações pedagógicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Ensinar as características do tabuleiro de xadrez;
· Ensinar o movimento das peças do jogo de xadrez: bispo, torre, peão, dama, rei, cavalo e seus lances especiais;
· Fazer a interdisciplinaridade associando do conhecimento técnico do jogo de xadrez com as distintas disciplinas das áreas humanas e exatas;
· Instruir sobre os tipos de empates de uma partida de xadrez;
· Mostrar as fases de uma partida: dando ênfase à abertura e final;
· Analisar finais de partidas e problemas;
· Relatar o aspecto histórico e social do jogo de xadrez.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  1. Informações fundamentais
1.1. objetivo do Projeto Xadrez Escolar
1.2. condições de trabalho
1.3. direitos e deveres do professor-instrutor de xadrez
1.4. a importância interdisciplinar do jogo
1.5. sugestões práticas
  1. Regras básicas do jogo de xadrez
2.1. tabuleiro
2.2. peças
2.3. movimentos e capturas
2.4. xeque e xeque-mate
2.5. movimentos especiais
2.6. empates
  1. Anotação
3.1. algébrica
3.2. noções da descritiva
  1. Princípios gerais
4.1. na abertura
4.1.1. peão do rei (e2-e3 ou e2-e4)
4.1.2. peão da dama (d2-d3 ou d2-d4)
4.1.3. abertura ou defesa?
4.2. no meio-jogo
4.3. no final
4.3.1. torre e rei x rei
4.3.2. duas torres e rei x rei
4.3.3. dama e rei x rei
4.3.4. peão e rei x rei (elementar)
4.3.5. regra do quadrado
  1. Conselhos:
5.1. Práticos
5.2. éticos
  1. História do xadrez
6.1. no mundo
6.2. no Brasil
6.3. no Piauí

METODOLOGIA
Utilizar-se-á a metodologia de aulas expositivas dialogadas, seguindo com resolução de exercidos em atividades em grupo.
Como o curso é uma capacitação para docentes, será dado ênfase a avaliação diagnóstica em coletivo para promover a interação da cooperatividade entre os elementos do grupo durante a realização dos exercícios de aprendizagem e sugerir uma metodologia em suas práticas no curso aos alunos.
Esta metodologia faz-se necessário, visto que, o professor-instrutor precisa entender que esse projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades cognitivas do aluno, não obstante, esquecendo a aprendizagem e estimulando ao desenvolvimento no social.
Adotar-se-á, após o processo de aprendizagem dos conteúdos técnicos inerentes ao jogo, exercícios problemas a serem resolvidos em coletivo e uma competição entre os presentes com o objetivo de demonstrar como realizar um torneio escolar de jogo de xadrez.
Pretende-se, ainda, confeccionar o xadrez pet fazendo o corte e colagem em tampas de garrafas pet.
RECURSOS DIDÁTICOS
Apostila com conteúdos específicos; retroprojetor e transparências; notebook e projetor; aparelho de DVD e TV; filmes alusivos ao jogo de xadrez; quadro acrílico e pincel; textos; papel A-4, borracha, lápis, caneta, cola, tesoura, tampas de garrafas pet.
BIBLIOGRAFIA
VILLAR, Antônio Marques de Sá, et all. Cartilha de Xadrez. Brasília: Edição dos Autores DF, 2003.
RESENDE, Sylvio. Xadrez na Escola: uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIROLA, Pablo Castro, et. all. Iniciação ao Xadrez para Crianças. trad. Abraão Aspis – 5.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2003.

TEXTO 141 - XADREZ GÓTICO.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://xadrezdopiaui.blogspot.com.br/2008/04/pesquisa-sobre-o-jogo-de-xadrez.html



PESQUISA SOBRE O JOGO DE XADREZ

As variações do jogo de xadrez...

1 - XADREZ GÓTICO


Arcebispo e o Chanceler, peças do Xadrez Gótico, que têm suas origens no Xadrez de Capablanca, segundo a concepção do wikipedista Matt Hucke, montadas a partir de peças comuns de xadrez com o uso de estilete e cola.
O Xadrez Gótico é uma variante comercial do xadrez, inventada por Ed Trice e patenteada em 2002. É jogado num tabuleiro de 10 por 8 casas. Quase todas regras, como a captura en passant, são as mesmas ou similares ao xadrez tradicional.
Federação de Xadrez Gótico relata que, em 2004, o jogo já era praticado em 47 países, com a marca atingida de aproximadamente 30.000 tabuleiros de xadrez gótico vendidos.
Peças e seus Movimentos
Peão (sem letras na notação algébrica): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.Pode ser promovido para qualquer peça, menos o rei.
Cavalo (na notação algébrica indica-se um cavalo com um N (do inglês knight), uma vez que C já é utilizado para se denominar um chanceler): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Bispo (indica-se com B): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Torre (indica-se com T): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Arcebispo (indica-se com A): pode mover-se tanto como um cavalo, tanto quanto um bispo. Fica na coluna g, ou seja à direita do rei branco e à esquerda do rei preto.
Chanceler (indica-se com C): pode mover-se tanto como um cavalo, tanto quanto uma torre. Fica na coluna e, ou seja à esquerda do rei branco e à direita do rei preto.
Dama (indica-se com D): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Rei (indica-se com R): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.

Valor das peçasAs peças têm os seguintes valores no Xadrez Gótico:
Peão: 1.00
Cavalo: 2.50
Bispo: 3.00
Torre: 4.75
Arcebispo: 6.50
Chanceller: 8.25
Dama: 8.75
Rei: Infinito
RoqueEm xadrez gótico valem as mesma regras do xadrez normal acerca do roque, com a diferença que o rei se move três casas para os lados para rocar, ao invés de só duas como no xadrez normal.
FONTE: