RESPEITE AS CRIANÇAS!

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AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




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O CLUBE DE XADREZ SANTO ANTONIO DE JESUS, BAHIA (CXSAJBA) AGRADECE PELA VISITA, NESTE BLOG.
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sábado, 7 de setembro de 2013

TEXTO 205 - BAIANO É CAMPEÃO DE TORNEIO INTERNACIONAL DE XADREZ.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.jornalalerta.com.br/2013/02/baiano-e-campeao-de-torneio-internacional-de-xadrez/


Baiano é campeão de Torneio Internacional de Xadrez
O jovem barreirense Rafael Assis é o campeão do 1º Torneio Internacional de Xadrez realizado em Vitória da Conquista, de 6 a 12 de fevereiro/2013. Rafael, já representou Barreiras em vários campeonatos em Salvador, Belém do Pará, Fortaleza/CE e em Maringá/PR. Ele é filho da representante comercial da Rádio Vale do Rio Grande, Emília Mesquita.
O evento voltado para convidados e de renome internacional ocorreu na Casa Memorial Régis Pacheco e é reconhecido regionalmente como um dos melhores da Bahia. Os competidores concorriam, caso alcançassem 10 pontos, o título de Mestre Fide (MF), uma das condecorações vitalícias concedidas pela Federação Internacional de Xadrez.
A melhor classificação foi de Rafael, que alcançou 9.5 pontos. O evento contou com jogadores de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista e foi organizado em 11 rodadas de 1h30 mais 30 segundos de acréscimo. 
Fonte:
Aloalosalomao

domingo, 1 de setembro de 2013

TEXTO 204 - INFORMAÇÃO SOBRE RATING.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:

http://ratings.fide.com/calculator_rtd.phtml



Calculators: Ratings Change Caculator


Rating
Rc
W
val
Help notes:
Rating - Rating of a player.
Rc - Opponent rating.
W - Score.
val - K is the development coefficient.
K = 30 for a player new to the rating list until he has completed events with a total of at least 30 games.
K = 20 for RAPID and BLITZ ratings all players.
K = 15 as long as a player`s rating remains under 2400.
K = 10 once a player`s published rating has reached 2400, and he has also completed events with a total of at least 30 games. Thereafter it remains permanently at 10.
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TEXTO 203 - VIT., QUE É UMA CONSTANTE DETERMINADA PELA FIDE.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:


http://www.anildo.com.br/cusp/CalculodoRating.htm


Como já começou complicando um pouco o meio de campo, vou TENTAR explicar aqui qual é o método utilizado para o Cálculo do Rating. Esse método é o método oficial.

Basicamente existem dois tipos de rating, o provisório e o definitivo. O provisório explicarei em outra oportunidade, com certeza o utilizaremos pois ele serve para calcular o rating das pessoas que “pegam o bonde andando”, ele é basicamente calculado após um número específico de partidas. Esse número varia de entidade para entidade.

No CUSP consideramos um rating definitivo de 1000 para todos os “iniciados”, sendo assim, estamos aplicando a regra do Rating definitivo.

O método de cáculo é um pouco complexo e não vou ter a pretensão de ser didático nesta apresentação. O objetivo aqui é apresentar quais os mecanismos e parâmetros são utilizados nos cálculos, quem quiser aprofundar pode buscar por mais informações na WEB.

Fórmula de cálculo


A fórmula para calcular o rating é a seguinte:

R = RA + K  *  (Po – Pe)

Onde:

R = Rating (Após o evento)

RA = Rating anterior ao evento

K =  Esse valor é obtido através da seguinte tabela:

Rating do jogador
Valor de K
Até 1900
45
1900 - 2200
30
2200 - 2350
15
2350 - acima
10

Po = Número de pontos ganhos no evento

Pe = Número de pontos esperados no evento. A forma exata de calcular o Pe é a seguinte:

Pe = Vit x P



Sendo:

Vit é uma constante baseada numa tabela criada pela FIDE (Clique aqui para acessar a tabela)

P = Probabilidade de pontos disputados


Bom, agora vamos usar esse monte de fórmulas e parâmetros. Vamos usar o resultado do conjunto das partidas que disputamos no 3o CUSP.

Vamos pegar o exemplo do Leandro. No conjunto de partidas jogadas ele teve 5 pontos conquistados em 9 possíveis. Como o rating inicial de todos foi 1000, a média dos seus 9 adversários foi, evidentemente, 1000. Essa média acabou sendo igual para todos.

Com isso temos:

RA = 1000 (Que era seu rating ANTES do torneio)

K = 45 (Conforme tabela. Ficou igual para todos)

Po = 5 (Número de pontos ganhos no evento)

Agora Pe tem um cálculo especial onde,

Pe = P x Vit (Aqui P é igual a 9, que é o número de pontos que ele podia conquistar e Vit, conforme tabela, é igual a 0,5)

Então temos Pe = 9 x 0,5;   Pe = 4,5

Com isso temos condições de efetuar o cálculo:

R = RA + K * (Po – Pe)

R = 1000 + 45 * (5 – 4,5)

R = 1000 + (45 * 0,5)

R = 1023 (que representa o rating desse elemento após o torneio)


Com isso já dá para calcular o rating de todos os outros do grupo.

Vale ressaltar um detalhe. Nos próximos encontros precisamos, para manter uma coerência, ter um conjunto de partidas obrigatórias, que comporão o “torneio” oficial, onde o calculo de rating seguirá um procedimento de torneio, sendo as partidas “adicionais” calculadas de forma isolada. Isso torna mais justo a forma de cálculo. Quem tiver dúvida me ligue.

É isso ai, tentem entender essa fórmula de cálculo para entenderem melhor o que pode acontecer com sua pontuação num duelo com um adversário mais fraco ou forte.

Divirtam-se.


Memória de Cálculo do 3o CUSP



RESULTADO GERAL
Jogador
Partidas
Vitorias
Empates
Derrotas
Pontos
Disputados
Pontos
Conquistados
Aproveitamento
(%)
Rating
Final
Rating
Inicial
k
po
pe
vit
Dutra
7
6
1
0
7
6,5
93
1135
1000
45
6,5
3,5
0,5
Anildo
9
5
2
2
9
6
67
1068
1000
45
6
4,5
0,5
Leandro
9
4
2
3
9
5
56
1023
1000
45
5
4,5
0,5
Horst
10
5
0
5
10
5
50
1000
1000
45
5
5
0,5
Restivo
2
0
1
1
2
0,5
25
978
1000
45
0,5
1
0,5
Schuminha
8
1
2
5
8
2
25
910
1000
45
2
4
0,5
Ito
9
2
0
7
9
2
22
888
1000
45
2
4,5
0,5
Vinicius
-
-
-
-
-
-
-
-
1000
-
-
-
-
Cadu
-
-
-
-
-
-
-
-
1000
-
-
-
-




Tabela  de parâmetros Vit


Diferença entre rating médio dos adversários e rating do jogador (em módulo)
VIT se Rating do jogador maior que Rating médio
VIT se Rating do jogador menor que Rating médio
0-3
0.50
0.50
4-10
0.51
0.49
11-17
0.52
0.48
18-25
0.53
0.47
26-32
0.54
0.46
33-39
0.55
0.45
40-46
0.56
0.44
47-53
0.57
0.43
54-61
0.58
0.42
62-68
0.59
0.41
69-76
0.60
0.40
77-83
0.61
0.39
84-91
0.62
0.38
92-98
0.63
0.37
99-106
0.64
0.36
107-113
0.65
0.35
114-121
0.66
0.34
122-129
0.67
0.33
130-137
0.68
0.32
138-145
0.69
0.31
146-153
0.70
0.30
154-162
0.71
0.29
163-170
0.72
0.28
171-179
0.73
0.27
180-188
0.74
0.26
189-197
0.75
0.25
198-206
0.76
0.24
207-215
0.77
0.23
216-225
0.78
0.22
226-235
0.79
0.21
236-245
0.80
0.20
246-256
0.81
0.19
257-267
0.82
0.18
268-278
0.83
0.17
279-290
0.84
0.16
291-302
0.85
0.15
303-315
0.86
0.14
316-328
0.87
0.13
329-344
0.88
0.12
345-357
0.89
0.11
358-374
0.90
0.10
375-391
0.91
0.09
392-411
0.92
0.08
412-432
0.93
0.07
433-456
0.94
0.06
457-484
0.95
0.05
485-517
0.96
0.04
518-559
0.97
0.03
560-619
0.98
0.02
620-735
0.99
0.01
736
1.00
0.00